Mastim Espanhol - Padrão da Raça
Mastim Espanhol
Outros Nomes:
Mastim da Estremadura
Mastim da Mancha
Tamanho:
Macho - 80 cm
Fêmea - 75 cm
Peso:
Macho - 75 kg
Fêmea - 65 kg
Longevidade:
Vive, em média, de 11 a 13 anos.
Aparência Geral:
Cão de grande porte, hipermétrico, com linha estrutural sublonga. Bem balanceado, muito forte e musculoso. Estrutura óssea compacta. Cabeça massuda e o corpo revestido de pelagem semilonga. As características mais importantes deste cão, tanto parado quanto em movimento, são o equilíbrio e a harmonia funcional. Seu latido é rouco, de baixa intensidade e profundo, muito sonoro e audível à distância considerável.
Proporções:
O comprimento de tronco é maior que a altura na cernelha. A relação entre o comprimento do crânio e o focinho deve ser de 3:2.
Cabeça:
Grande e forte, com o formato de uma pirâmide truncada de base larga. O conjunto de crânio e focinho, visto de cima, deve ser quadrado e bem conectado, sem redução marcada de largura entre a base do focinho e os ossos temporais. As linhas superiores do crânio e do focinho devem ser moderadamente divergentes.
Região Craniana:
Crânio: Largo, forte e de perfil subconvexo. A largura do crânio deve ser igual ou superior ao seu comprimento. Os seios frontais são acentuados. Crista occipital marcada.
Stop: Ligeiramente inclinado. Não muito acentuado.
Região Facial:
Focinho: De perfil reto. Visto de cima, parece moderadamente retangular, adelgaçando ligeiramente na largura em direção à trufa, porém com o crânio ainda apresentando uma largura apreciável. Jamais pontiagudo.
Trufa: Preta, úmida, grande e larga.
Lábios: O superior maior encobrindo o inferior; o lábio inferior, com a mucosa aparente, forma uma comissura labial bem frouxa. As membranas mucosas devem ser pretas.
Bochecha: Padrão não especificado.
Dentes/Mordedura: Em tesoura, dentes brancos, sólidos, sadios e grandes, com caninos pontiagudos garantindo uma pegada firme na presa. Molares sólidos e poderosos. Incisivos mais para pequenos. Todos os pré-molares devem estar presentes. Palato preto, com sulcos bem marcados.
Olhos: Pequenos em relação ao crânio, amendoados, preferencialmente escuros, de cor castanha. O olhar é atento, nobre, suave, inteligente e bem duro frente a estranhos. Pálpebras de tecido grosso e de pigmentação preta. A pálpebra inferior revela parte da conjuntiva.
Orelhas: De tamanho médio e pendentes, com formato triangular e chatas. Inseridas acima da linha dos olhos. Em repouso, pendentes rentes às faces, sem serem muito rentes ao crânio. Em atenção, elas se afastam do focinho e ficam parcialmente eretas no terço distal. Não devem ser operadas.
Pescoço:
Formato truncado, largo, sólido, musculado e flexível. Pele grossa e frouxa. Apresenta barbela dupla amplamente desenvolvida.
Tronco:
Linha superior: Reta, horizontal, inclusive quando em movimento.
Cernelha: Bem marcada.
Dorso: Poderoso, musculado.
Lombo: Longo, largo e poderoso, com dimensões decrescendo em direção aos flancos.
Garupa: Larga e sólida. Sua inclinação em relação à linha superior e à horizontal é de cerca de 45º. A altura na garupa deve ser igual à altura na cernelha.
Peito: Largo, profundo, musculado e poderoso. Ponta do esterno marcada.
Costelas: Com espaços intercostais largos, arredondadas e não achatadas. O perímetro torácico mínimo ultrapassa a altura da cernelha em cerca de 1/3.
Ventre: Bem moderadamente esgalgado. Flancos baixos e bem amplos.
Extremidades Anteriores
Membros perfeitamente verticais. Vistos pela frente: retos e paralelos. O comprimento do antebraço deve ser o triplo do comprimento do metacarpo. Estrutura óssea sólida, com metacarpos poderosos.
Ombros: Oblíquos, bem musculados, mais longos do que os antebraços. Angulação escápulo-umeral próxima dos 100º.
Braços: Comprimento semelhante ao da escápula.
Cotovelos: Trabalhando ajustados rente ao tórax. Angulação úmero-radial: próxima aos 125º.
Antebraço: Sólidos, com verticais.
Carpos: Padrão não especificado.
Metacarpos: De perfil, ligeiramente oblíquos. Praticamente na continuação do antebraço. Ossatura sólida.
Patas: De gato. Dígitos juntos, sólidos e bem arqueados. Unhas e almofadas fortes e resistentes. Membranas interdigitais moderadamente desenvolvidas e revestidas de pelos.
Extremidades Posteriores
Membros poderosos e musculados. Vistos de perfil: com angulações adequadas (ângulos articulares abertos). Membros corretos, de frente e de perfil, e jarretes corretamente direcionados para a frente. Devem ser capazes de transmitir a propulsão com facilidade, força e elegância.
Coxas: Sólidas e musculadas. Angulação coxofemoral: próxima aos 100º.
Joelhos: Angulação femurotibial: próxima aos 120º.
Pernas: Longas, musculosas e com ossatura de estrutura sólida.
Metatarsos: Padrão não especificado.
Jarretes: Bem marcados, com o tendão de Aquiles claramente visível. Angulação do jarrete: aberta e próxima aos 130º.
Patas: De gato e muito ligeiramente ovais. Ergôs podem estar ou não estar presentes, tanto os simples quanto os duplos. A remoção é permitida.
Pele:
Elástica, grossa, abundante e cor de rosa, com pigmentações mais escuras. Todas as mucosas devem ser pretas.
Pelagem:
Densa, grossa, com comprimento médio, suave e distribuída por todo o corpo até os espaços interdigitais.
Dois tipos de pelagem são observados: a pelagem de cobertura no dorso e a de proteção na caixa torácica e nos flancos. Os pelos são mais curtos nos membros e mais longos e sedosos na cauda.
Cor:
Indiferente. As cores mais apreciadas são as uniformes (uma só cor), como o amarelo, o fulvo, o ruivo, o preto, além da cor de lobeiro e de veadeiro. Também são apreciadas estas cores combinadas, assim como as do tipo tigrado ou particolorido.
Cauda:
Bem grossa na raiz e inserida à meia altura. Sólida, flexível e revestida de pelos mais longos do que os do resto do corpo.
Em repouso, portada baixa alcançando os jarretes; algumas vezes, formando uma curva no quarto distal.
Em movimento ou quando animada, a cauda levanta em forma de sabre, com uma curva na ponta; porém, nunca curva em todo o seu comprimento, nem quando portada sobre a garupa.
Movimentação:
A andadura preferida é o trote, o qual deve ser harmonioso, poderoso e sem tendência para a oscilação lateral ou para apresentar passo de camelo.
Temperamento:
O Mastim Espanhol é um leal amigo e um protetor atento. Segue o seu dono com zelo e cuidado, apesar de, afetivamente, não ser um cão muito exigente. Na verdade, é um animal bastante independente e de caráter firme, podendo não acatar determinadas ordens pelo simples fato de não desejar executá-las.
Vivendo em ambientes familiares e na companhia de crianças, é gentil, devoto e pacífico. No entanto, perante estranhos adota uma postura reservada e atenta.
Muitos criadores não aconselham o Mastim Espanhol para pessoas menos experientes, na medida em que é necessário saber educá-lo e socializá-lo quando ainda jovem, pois ele irá se tornar um animal de grande porte, com necessidades maiores de controle.