Pastor do Cáucaso - Origem da Raça
Pastor do Cáucaso
O Pastor do Cáucaso é uma raça originada a partir da cruza de antigos cães caucasianos, abrangendo territórios que vão desde a Faixa do Cáucaso até as regiões de estepe do sul da Rússia.
A evolução da raça resultou não apenas de processos de seleção natural, mas também foi influenciada pela população que habitava a região do Cáucaso.
Historicamente, os pastores do cáucaso foram usados para guardar e proteger rebanhos e as habitações contra aves de rapina e predadores. A primeira menção a cães molossoides de grande porte data do primeiro século A.C., quando foram usados pelo exército do Czar armênio Tigran II.
Os trabalhos de seleção com a raça foram iniciados na URSS em 1920. Características obrigatórias, como energia física, autoconfiança, coragem, audição agudamente desenvolvida, boa visão e pelagem densa e impermeável, foram cultivadas ao longo do processo de seleção.
Todas estas características agrupadas, aliadas à resistência destes cães, permitem às pessoas utilizar os pastores do cáucaso em todos os tipos de condições climáticas, mesmo as mais rigorosas.