top of page
Origem da Raça

Borzoi - Origem da Raça

Origem da Raça Borzoi

Galgo Russo (Borzoi) 

 

Como o próprio nome indica, o Galgo Russo, ou Borzoi, descende presumivelmente do Lebrel Egípcio, já que não há dados precisos sobre a sua aparição na Rússia.


Todos os galgos possuem uma longa história e o Borzoi não é exceção.

 

A primeira menção a um cão de caça russo surgiu em meados do século XIII, embora a referência fosse de caça à lebre, e não ao lobo, que é o tipo de caça comum aos Borzois.

 

Duas variedades de Borzoi predominavam:

 

1 - O de porte alto e de pelo curto, com cores suaves, normalmente bege e branco ou tigrado e branco; é considerado o mais antigo e, provavelmente, é o mais próximo ao Greyhound;

 

2- O de menor porte, mais seguro e mais longo, de cor escura e mais resistente fisicamente.

 

O Borzoi, conhecido na antiguidade como Wolfhound Russo, era originalmente criado pela nobreza russa, sendo que aqueles de pelagem escura ou preta desagradavam a ela, pois eram facilmente perceptíveis na neve. No entanto, a abolição da servidão, em 1861, modificou os costumes sociais do império russo, dando fim a muitos dos grandes Estados, com seus enormes canis, e a raça assim degenerou por um tempo. Porém, em 1873, foi fundada em Moscou uma sociedade para o desenvolvimento de cães de caça e para a condução adequada da raça. Além de organizar exposições caninas, esta sociedade tinha como objetivo aprimorar a conformação dos cães, bem como a habilidade deles para a caça. 

bottom of page